Breve Histórico e Pensamento Pedagógico Institucional

A Escola Azarias Salgado, localizada à Rua Mário Augusto Teixeira de Freita, 105, sediada no município de Angelim, Agreste Meridional de Pernambuco, foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 1958, no governo de Osvaldo Cordeiro de Farias. Recebeu o nome de Escola Azarias Salgado em homenagem ao Ex-Prefeito da cidade 'Azarias Salgado', que foi também um dos fundadores do Município.

A escola, ao longo desses últimos anos, tem discutido sobre sua autonomia, como também vem redefinindo o seu papel, na perspectiva de adequar-se às novas exigências da sociedade e do mercado. Apresentando, assim, como marco doutrinal:
MISSÃO: Desenvolver políticas educacionais capazes de assegurar o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
VISÃO: Tornar-se referência pela qualidade dos serviços oferecidos, no reconhecimento da capacidade de superar as dificuldades e mudanças qualitativas.
VALORES: Democratização de ações, como transparência, valorização de criatividade, criticidade, participação coletiva, responsabilidade com a gestão pública democrática e autonomia na tomada de decisões, com ética, buscando sempre a excelência.

No momento, portanto, a Instituição oferece os níveis e modalidades de ensino nos três turnos, como: Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio (normal e Travessia), bem como sedia as turmas do Projovem Urbano.