sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DICAS DE PORTUGUÊS!

Médico opera, paciente é operado

Por Thaís Nicoleti

ROGÉRO deve voltar, e CAMILA pode operar

O verbo “operar” tem diversos significados – exercer ação, agir, trabalhar, atuar, provocar reação (“a fé opera milagres”) etc. –, mas é no sentido de submeter alguém ou submeter-se a uma operação cirúrgica que costuma oferecer dúvida.
No dia a dia, é comum ouvirmos alguém dizer que “uma pessoa operou” quando, na verdade, ela sofreu uma operação. Quem diz algo como “fulano operou o joelho” normalmente quer dizer que ele sofreu uma cirurgia, que teve o joelho operado. Ocorre que, rigorosamente, quem opera é o médico.
Se o sujeito da frase for o paciente, o verbo “operar” deverá ser flexionado na voz passiva: “fulano foi operado” ou “fulano operou-se”. Note-se que o pronome “se”, nesse caso, é uma partícula apassivadora, é o elemento que indica ser passivo o sujeito da frase.
Dizemos, portanto, que “fulano operou-se do apêndice”, por exemplo (ou “foi operado do apêndice”). Isso é o que recomenda a maioria dos autores que estudam a norma culta do português. Veja, abaixo, a sugestão de correção:

ROGÉRIO deve voltar e CAMILA pode ser operado


"Por hora" é diferente de "por ora"


“A Ford não irá renovar o EcoSport à toa. Em alta, o mercado de jipinhos urbanos ganhou novos concorrentes em pouco tempo.
Por hora, os principais rivais que a próxima geração do Ford encontrará pela frente são Citroën Aircross e Renault Duster, que marcaram a estreia das montadoras francesas nessa briga.”
“Por hora” é diferente de “por ora”. “Hora”, com h, é um intervalo de 60 minutos, enquanto “ora” equivale a “agora” ou “neste momento”. É a forma “ora” que integra a expressão “por ora”, equivalente a “por enquanto”.
Pode-se dizer, por exemplo, que um empregado recebe certa quantia por hora de trabalho. Nesse caso, estamos fazendo referência ao intervalo de 60 minutos. Isso é muito diferente de dizer, por exemplo, que, por ora, nada foi definido.
Veja alguns usos da palavra “ora”:
1. Os alunos que ora estão aqui devem preencher o formulário.
Nessa construção, “ora” é advérbio e significa “agora, neste momento”.
2. Ora é gentil, ora é rude. Seu comportamento varia muito.
No período acima, “ora” tem valor de conjunção. Trata-se do par correlativo ora... ora, que indica alternância.
Como interjeição, pode aparecer em frases do tipo
3. Ora, não me venha com essa!
Abaixo, a correção do fragmento que encabeça este texto:
A Ford não irá renovar o EcoSport à toa. Em alta, o mercado de jipinhos urbanos ganhou novos concorrentes em pouco tempo.
Por ora, os principais rivais que a próxima geração do Ford encontrará pela frente são Citroën Aircross e Renault Duster, que marcaram a estreia das montadoras francesas nessa briga.
 Fonte: UOL Educação

PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO, VERDADES E MENTIRAS!


Estados e municípios que não reajustaram piso do magistério pagarão o retrotivo.

Mais um ano letivo começou e permanece o impasse em torno da Lei do Piso Nacional do Magistério. Pela legislação aprovada em 2008, o valor mínimo a ser pago a um professor da rede pública com jornada de 40 horas semanais deveria ser reajustado anualmente em janeiro, mas muitos governos estaduais e prefeituras ainda não fizeram a correção.
Apesar de o texto da lei deixar claro que o reajuste deve ser calculado com base no crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), governadores e prefeitos justificam que vão esperar o Ministério da Educação (MEC) se pronunciar oficialmente sobre o patamar definido para 2012. De acordo com o MEC, o valor será divulgado em breve e estados e municípios que ainda não reajustaram o piso deverão pagar os valores devidos aos professores retroativos a janeiro.
O texto da legislação determina que a atualização do piso deverá ser calculada utilizando o mesmo percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundeb. As previsões para 2012 apontam que o aumento no fundo deverá ser em torno de 21% em comparação a 2011. O MEC espera a consolidação dos dados do Tesouro Nacional para fechar um número exato, mas em anos anteriores não houve grandes variações entre as estimativas e os dados consolidados.
“Criou-se uma cultura pelo MEC de divulgar o valor do piso para cada ano e isso é importante. Mas os governadores não podem usar isso como argumento para não pagar. Eles estão criando um passivo porque já devem dois meses de piso e não se mexeram para acertar as contas”, reclama o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A entidade prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março. O objetivo é cobrar o cumprimento da Lei do Piso.
Se confirmado o índice de 21%, o valor a ser pago em 2012 será em torno de R$ 1.430. Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Na Câmara dos Deputados tramita um projeto de lei para alterar o parâmetro de reajuste do piso que teria como base a variação da inflação. Por esse critério, o aumento em 2012 seria em torno de 7%, abaixo dos 21% previstos. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas desde 2008 nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
“Os governadores e prefeitos estão fazendo uma brincadeira de tremendo mau gosto. É uma falta de respeito às leis, aos trabalhadores e aos eleitores tendo em vista as promessas que eles fazem durante a campanha de mais investimento na educação”, cobra Leão.
Da Agência Brasil
publicado no Blog Angelim.com (www.angelim-com.blogspot.com)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

QUÍMICA DO COTIDIANO, A ARDÊNCIA DAS PIMENTAS

Pimentas




 

 

 

 

 

  

 

 

Estrutura, solubilidade e ardência





Júlio C. de Carvalho*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Pimenta é um termo usado para algumas classes de plantas que são usadas não apenas pelo seu aroma e sabor distintos, mas por uma característica ardência. Essa ardência depende da sensibilidade individual aos componentes da pimenta, e também do tipo de pimenta e da sua preparação, que podem influenciar bastante a concentração das substâncias responsáveis pela ardência.

Um método para determinar a ardência é a diluição em água, o que deu origem à unidade Scoville (SHU). As pimentas mais fracas apresentam umas poucas unidades, enquanto as mais fortes podem apresentar valores da ordem de 300.000 a 450.000.

Originalmente, uma unidade Scoville era o volume de água necessário para diluir uma preparação padronizada da pimenta em teste, até que a ardência não fosse percebida. Por exemplo, se um grama de pimenta moída precisa ser diluído em 2 litros de água (2.000 g) para não ser percebida, então sua ardência é de 2.000 SHU. Ou seja, uma pimenta "fraquinha".

No entanto, ainda que se use a mesma pimenta como ingrediente, a ardência de um molho pode ser alta. Vamos ver o porquê.

As duas grandes classes de pimentas são a pimenta-do-reino (Piper nigrum) e as diversas Capsicum (C. anuum, C. baccatum, C. chinense e C. frutescens).

A pimenta-do-reino é conhecida da culinária européia há vários séculos, enquanto as Capsicum, que incluem o pimentão, a pimenta vermelha, a dedo-de-moça, a malagueta e outras, são usadas há séculos nas Américas e foram disseminadas no resto do mundo após a conquista, em meados do século 16, sendo adotadas por cozinhas tão distantes quanto as da Índia e Tailândia. (Em tempo: a "pimenta rosa" é o fruto da aroeira, e não uma pimenta-do-reino madura.)

Voltando, porém, à química...

Piperina e capsaicina

As principais substâncias envolvidas na ardência das pimentas são a piperina (na pimenta-do-reino) e a capsaicina (nas Capsicum):

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A molécula da piperina apresenta, sobretudo, carbonos e hidrogênios, com duas funções éter e uma função amida N,N, di-substituída. Isso quer dizer que a molécula é quase apolar e, portanto, quase insolúvel em água. De fato, é solúvel em éter, álcool, clorofórmio e em solventes apolares. É mais tóxica que o píretro (que é o princípio básico de muitos inseticidas) para moscas domésticas.

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Já a capsaicina apresenta, além de uma função éter, a função fenol e um hidrogênio na função amida - portanto, pode fazer pontes de hidrogênio. Mas isso não é suficiente para torná-la muito hidrossolúvel: quase não se dissolve em água fria, mas dissolve-se bem em álcool, benzeno e clorofórmio.

Quanto à ardência, ambas as substâncias causam estímulos de dor nos neurônios, mas a capsaicina é cerca de 200 vezes mais potente que a piperina.

Solubilidade e ardência dependem da estrutura

Como se pode observar pelas estruturas da piperina e da capsaicina, os grupos mais polares na molécula não dão conta da sua solubilização em água.

Para estruturas orgânicas complexas, é com freqüência difícil prever a solubilidade, mas, de uma forma geral, quanto maior a cadeia carbônica e quanto menos grupos polares, menor é a sua solubilidade em solventes fortemente polares, como a água.

Por outro lado, a ardência das duas moléculas depende do radical vanilil, o que explica porque o gingerol (um dos princípios ativos do gengibre) também é ardido:

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A ardência depende também do resto da molécula, o que vai alterar a ligação a receptores nos neurônios. Concentradas, essas substâncias podem ser bastante desagradáveis, um princípio explorado nos sprays de pimenta.

Fuja das pimentas com óleo

A quantidade de capsaicina presente em uma pimenta pode variar de 0,01 a 1,2% em peso, dependendo da variedade. Apenas uma fração dessa capsaicina se dissolve em um molho ou durante a mastigação, o que torna suportável (para alguns) mastigar uma pimenta vermelha.

Mas, ao preparar molhos de pimenta, pode ocorrer uma concentração da capsaicina: misturando pimenta picada, vinagre, sal e óleo, por exemplo, pode ocorrer que a capsaicina vá se concentrando no óleo - um processo chamado em laboratório de extração. Dessa forma, um molho de uma pimenta mais fraca pode ter uma fase oleosa, na superfície, nada inocente. Por isso, se você não gosta de aventuras, fuja do óleo...

Referências

Para aficionados, há muito material - existe um verdadeiro culto mundial à pimenta. Uma busca na Internet fornece vários sítios interessantes. As referências usadas neste texto foram:





  • Capsicum - pimentas e pimentões no Brasil - para uma idéia da diversidade botânica e genética da planta, bem como dicas de cultivo.
  • The MERCK Índex. 12th ed. New York: Merck Research Laboratories, 1996 - para solubilidades e estrutura.
  • BELITZ H.-D., Grosch W., Schieberle P. Food Chemistry 3rd. ed. Berlin: Springer -Verlag, 2004 - para estrutura e ardência.
  • DICAS PARA UM BOM LOCAL DE ESTUDOS

    Otimizar seu estudo passa, necessariamente, por otimizar seu ambiente de estudo. A extensão física do local em que se vai trabalhar é tão importante quanto a aquisição de bons materiais e a decisão de se dedicar com seriedade.

    Assim, de nada adianta adquirir bons livros e criar um bom banco de questões se o local onde estudo é escuro, a cadeira é desconfortável e a mesa é sempre bagunçada. Organize-se! Comece separando os livros (um de cada matéria constante do edital) que você estudará primeiro, deixando-os no mesmo lugar (e tendo fácil acesso).

    Depois, separe os livros que, não obstante não sirvam como primeira consulta, serão úteis para questões mais polêmicas ou aprofundadas e, igualmente, coloque-os em lugar reservado, mas diverso dos livros de primeira consulta.

    Estude em um local com boa iluminação e mantenha uma boa postura física ao estudar. Além de cuidar da sua saúde, há baixa de concentração e de aprendizado se as condições de estudo não são adequadas. Vale a pena gastar um pouco de tempo para organizar não somente seu plano de estudos e de horários, mas também seu ambiente de trabalho. Não existe nada pior do que estudar sem disciplina e sem organização.

    Desligue todos os seus meios de comunicação ao iniciar seu estudo (isso varia, pois há pessoas que estudam utilizando o computador, claro), e retorne ligações ou responda e-mails e mensagens em redes sociais posteriormente. Seja disciplinado e organizado. Muito do ambiente de estudo ainda é transpassado por nossa postura pessoal.
    FONTE:  portal arquimedes

    JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PREVUPE 2012

    Do NE10
    A partir da próxima quarta-feira (15), o curso pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), Prevupe, abre inscrições para os feras que são ex-alunos ou estudantes do terceiro ano na rede pública. Os candidatos têm até o dia 18 de março para se inscreverem através do site, pagando uma taxa de R$ 20.
    A solicitação de isenção deve ser feita até o dia 29 deste mês e, no dia 9 de março, será divulgada a lista dos contemplados.

    Haverá um processo seletivo para as 3.300 vagas, distribuídas por 25 cidades pernambucanas. Será uma prova de múltipla escolha com 40 questões sobre assuntos de vestibulares, realizada no dia 15 de abril, das 8h15 às 12h15. A previsão é que o resultado seja divulgado até 24 de abril.

    As aulas, ministradas por estudantes das faculdades de formação de professores da UPE, têm início no dia 5 de maio. Elas acontecem em escolas da Secretaria de Educação de Pernambuco, sempre nos fins de semana, sendo nos sábados das 8h às 17h, e nos domingos, das 8h às 12h.

    As cidades atendidas são Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Exú, Garanhuns, Goiana, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Palmares, Paulista, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada, Santa Maria da Boa Vista e Vitória de Santo Antão. Todas têm 200 vagas, exceto o Recife, com 900, e Garanhuns, Nazaré da Mata e Petrolina, com 400.

    Serviço

    Para mais informações, ligar para o telefone (81) 3183-3763.

    CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA

    Um grupo de astrônomos descobriu a existência de um novo tipo de planeta, composto em sua maior parte de água e com uma leve atmosfera de vapor, indicaram nessa terça-feira (21) o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (Cambridge, nordeste dos Estados Unidos) e a Nasa.

    Trata-se de um planeta fora de nosso sistema solar denominado "GJ1214b", descoberto em 2009 graças ao telescópio espacial Hubble da Nasa, e que, segundo recentes estudos de um grupo de astrônomos, tem "uma enorme fração de sua massa" composta de água, indica um comunicado conjunto.

    Em nosso sistema solar existem três tipos de planetas: rochosos e terrestres (Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte), gigantes gasosos (Júpiter e Saturno) e gigantes de gelo (Urano e Netuno).

    Por outro lado, existem planetas variados que orbitam em torno de estrelas distantes, entre os quais há mundos de lava e "Júpiteres" quentes.

    "Observações do telescópio espacial Hubble da Nasa acrescentaram este novo tipo de planeta", ressaltaram o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e a Nasa em seu comunicado, onde explicam os estudos realizados pelo astrônomo Zachory Berta e por um grupo de colegas.

    O "GJ1214b", situado a 40 anos luz da Terra, é considerado uma "super-Terra", com 2,7 vezes o comprimento de nosso planeta e sete vezes seu peso.

    Ele orbita a cada 38 horas ao redor de uma estrela vermelha anã e possui temperatura estimada de 450 graus Fahrenheit (232 graus celsius).

    Em 2010, um grupo de cientistas liderado por Jacob Bean havia indicado que a atmosfera de "GJ1214b" deveria ser composta em sua maior parte por água, depois de medir sua temperatura.

    No entanto, suas observações também podem ter sido feitas em razão da presença de uma nuvem que envolve totalmente o planeta.

    As medições e observações efetuadas por Berta e por seus colegas quando o "GJ1214b" passava diante de seu sol permitiram comprovar que a luz da estrela era filtrada através da atmosfera do planeta, exibindo um conjunto de gases.

    O equipamento do Hubble permitiu distinguir uma atmosfera de vapor e os astrônomos conseguiram calcular depois a densidade do planeta a partir de sua massa e tamanho, comprovando que tem "muito mais água do que a Terra e muito menos rocha".
    Fonte: AFP

    2012! ESTAMOS DE VOLTA...

    Estamos  iniciando o ano de 2012, aqui no nosso blog. É com grande alegria que reabrimos os nossos trabalhos neste novo ano.Saudo a todos e todas, nossos amigos, leitores, alunos e professores que nos acompanharam neste ano que passou. Um abraço de todos nós que fazemos a gestão desta Escola.