sábado, 1 de setembro de 2012

ALUNO DA ESCOLA AZARIAS SALGADO FOI VENCEDOR DE CONCURSO DE LITERATURA


Com o tema "Escola: lugar de aprendizado e respeito às diferenças", diversos estudantes de escolas públicas e privadas do estado de Pernambuco participaram da 6ª Edição Concurso Arte-livre, promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PE. Os estudantes expressaram no papel em forma texto e desenho, a importância do respeito às diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e orientação sexual entre outras.

A escolha dos vencedores foi realizada no dia 18 de outubro de 2011, na sede do CEDCA/PE, por duas comissões julgadoras. Este ano, serão premiados (com notebook e kit de literatura infanto-juvenil) 12 estudantes, sendo 02 na categoria desenhos e 10 na categoria textos. Confira abaixo o resultado final do Concurso:

CATEGORIA DESENHO (Fundamental 1º ao 5º ano)

Instituição de Ensino
Estudante
Ano
Município
Escola Municipal Santa Terezinha
Késia Rayris da Silva
Moreilândia
Escola Municipal Profª. Belisana Pinto de A. de Araújo
Silas José Santos Ferreira
Goiana



CATEGORIA TEXTO (Fundamental 1º ao 5º ano)

Instituição de Ensino
Estudante
Ano
Município
Escola Sebastião Pereira dos Santos
Fabrício Rodrigues Morato
Quixaba
Escola Tomé Francisco da Silva
Liohana Maria Bezerra da Silva
Quixaba



CATEGORIA TEXTO (Fundamental 6º ao 9º)

Instituição de Ensino
Estudante
Ano
Município
Grupo Rural Bento Jerônimo da Silva
Maria Vitória Alves Vila Nova
João Alfredo
Escola Monsenhor Landelino B.Lins
Ana Rebeca Martins de Oliveira Sales
Paudalho
Escola Azarias 
Salgado
José Claudio Sátiro 
Gonçalo
Angelim
Escola Cícero Correia
Thalia Liberal de Siqueira
Tabira


CATEGORIA TEXTO (Ensino Médio)

Instituição de Ensino
Estudante
Ano
Município
Escola Jarina Maia
Wilian da Silva
João Alfredo
EREM Jarina Maia
José Walter Soares de 
Oliveira
João Alfredo
EREM Joaquim Mendes da Silva
Marcelo Elias Pereira da 
Silva
Carnaíba
Colégio Regina Coeli
João Alves Carlos da 
Silva
Limoeiro


TEXTO DO ALUNO:

Escola, lugar de aprender e respeitar

Toda criança tem que ter nome
Toda criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Respeito às diferenças
Nós devemos aceitar
Nós viemos para a escola
Para todos estudar.

Eu não vim para a escola
Só para conversar e brincar
porque tudo tem sua hora
Principalmente de estudar.

Respeitar as pessoas
É uma obrigação
Aceitar as diferenças
É um modo de educação.






















  

ESCOLA AZARIAS SALGADO ESTEVE PRESENTE NO I FORUM DE DIREITOS HUMANOS DO AGRESTE MERIDIONAL


Na última quarta-feira (29) aconteceu, em Garanhuns, o I Fórum Regional de Direitos Humanos do Agreste Meridional. O evento foi dividido em dois momentos:
No auditório do Fórum de Justiça de Garanhuns houve, pela manhã, a abertura com o Gestor Regional, Paulo Lins, e a mesa redonda com o tema "A diferença como direito". No turno da tarde foram formados os GT´s (Grupos de Trabalhos) na Escola Dom Juvêncio de Brito.
A escola Azarias salgado esteve presente com a professora na disciplina de História Neide Maria de Lima e a educadora de apoio Lucia de Fatima Costa.

Confira algumas fotografias do evento





UFPE OFERECE VAGAS EM CURSOS SUPERIORES EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Começou nesta segunda-feira (27) e segue até 6 de setembro, o prazo de inscrições ao Vestibular 2012.2 para os cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.covest.com.br.

São oferecidas 1.020 vagas, distribuídas em três cursos:
- Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa – 300 vagas;
- Licenciatura em Letras/Língua Espanhola – 420 vagas; e
- Licenciatura em Matemática – 300 vagas.
No ato da inscrição, o candidato deve optar por apenas um curso e indicar a ordem de preferência por polo de apoio presencial. As provas do processo seletivo serão aplicadas em única etapa, no dia 23 de setembro, das 13h às 18h.
As provas serão aplicadas no dia 23/09 (13h às 18h) e as aulas começam no dia 16/10.
Outras informações no site www.ufpe.br,

GARANHUNS SEDIA A I BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO AGRESTE


sábado, 18 de agosto de 2012

A ESCOLA AZARIAS SALGADO PROMOVEU UM GRANDE ENCONTRO COM A COMUNIDADE : O SEU PLANTÃO PEDAGÓGICO

A Escola Azarias Salgado, vivenciou um grande momento com a sua Comunidade, a Escola promoveu o seu 2º Encontro Pedagógico 2012, onde  pais e mães receberam os boletins Escolares, tomaram o café da manhâ com os Professores e Gestores, além de conversarem sobre o andamento da aprendizagem de sues filhos.
O comparecimento de pais e mães foi o grande diferencial desse encontro, pois em algumas das turmas chegou-se a 100 %. 
A Escola agradece a todos pelo sucesso e está sempre de portas abertas para receber aos pais e mães de seus alunos. (vejam fotos do evento).























"ESCOLA E COMUNIDADE JUNTOS FARÃO A DIFERENÇA".

NO DIA DO ESTUDANTE, OS PROFESSORES VIRARAM ALUNOS E A FESTA FOI TOTAL


No dia do estudante, a Escola Azarias Salgado comemorou, juntos, alunos e professores em uma grande aula / show, onde os professores viraram os alunos em uma sala de aula improvisada e os alunos foram espectadores, e riram muito, pois se identificaram em muitos dos alunos/professores.
Enfim foi um dia diferente para todos, parabens para os alunos em seu dia e aos professores que protagonizaram muito bem o papel de alunos. (vejam fotos do evento)






MEC PLANEJA MUDAR CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO


Enem pode ser base do ensino médioO Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo do ensino médio, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. O motivo da mudança seria por conta dos resultados insuficientes, divulgados nesta semana, das escolas na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A inspiração da modernização deverá vir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.
Discussões
O debate sobre tal questão não é pontual. Em 2011, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.
De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando as diferentes disciplinas em grandes áreas. “O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento em vez do fracionamento que ocorre hoje”, explica.
O ministro Aloizio Mercadante, na próxima semana, se reunirá com os secretários de Educação com o objetivo de discutir os caminhos para articular a mudança. Segundo Callegari, a próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem um programa que distribui os livros para todas as escolas e a próxima remessa será para o ano letivo de 2015 – as obras são renovadas a cada três anos.
Tempo integral
Para que a escola possa abranger essa formação diversificada – que inclua a aprendizagem dos componentes curriculares, a articulação com o mundo do trabalho e a formação cidadã –, Callegari defende que é indispensável a ampliação do número de horas que o estudante permanece na escola, caminhando para o modelo de tempo integral.
“Temos consciência de que os conteúdos e as habilidades que os estudantes precisam desenvolver não cabem mais em um formato estreito de três ou quatro horas de aula por dia. É assim [com ensino em tempo integral] que os países com um bom nível de qualidade do ensino fazem”, diz.
 
Fonte : Agência Brasil