domingo, 11 de março de 2012

EXERCÍCIOS FÍSICOS É IMPORTANTE PARA OS ESTUDOS


A prática de exercício físico regular beneficia todos os aspectos de nossas vidas, nos dando mais disposição para realizar tarefas diárias, liberando substâncias positivas para o organismo e aliviando o estresse.

Mas já sabemos disso. O que talvez ainda não tenha sido aprendido por todos nós, concurseiros, é que retirar o tempo de atividade física para ganhar mais horas de estudo por uma semana não é a solução sensata para nossa falta de carga horária.

A prática de exercícios auxilia na adequação de nossa postura corporal, tão mitigada por horas de estudo, quando estamos curvados sobre os livros; aumenta nossa resistência ao cansaço; eleva níveis de concentração e combate a ansiedade. E como precisamos de tudo isso, não é verdade?

domingo, 4 de março de 2012

VEJA 8 DICAS PARA AJUDAR NO VESTIBULAR

Se você não passou no vestibular em 2011 ou está se preparando para o vestibular em 2012 é hora de refletir sobre os seus pontos fortes e pontos fracos, pensar nos principais erros e acertos cometidos no último ano e nos desafios de 2012. Não é fácil lidar com o desafio de um vestibular, mas é preciso enfrentar as barreiras e seguir em frente. Pensando nisso, reunimos 8 super dicas para ajudar os feras a alcançar o sucesso.



Arte e conteúdo: equipe Portal Archimedes.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ESTADO ABRE SELEÇÃO SIMPLIFICADA, PARA CONTRATAR DOCENTES





O Governo do Estado autorizou a contratação temporária de 5.927 professores, por meio de seleção pública simplificada, para atuarem no Conservatório Pernambucano de Música, nos Projetos Especiais e no âmbito da Secretaria de Educação. Interpretes de libras, instrutores de libras e brailistas podem participar da seleção. Os aprovados serão contratados por um período de quatro a seis meses, para os aprovados no programa chapeu de palha, para os outros projetos os contratos serão por 12 meses podendo ser prorrogado por igual período.
Outras considerações citadas no decreto são relativas ao aumento em 50% do número de alunos e turmas do Projeto Travessia e a criação do Projeto Chapéu de Palha para a área da pesca. Foram abertas, também, mais 88 turmas para o Projeto Projovem do Campo. Além da ampliação, em mais 25 municípios, do Projeto Projovem Urbano. A remuneração dos cargos a quantidade das vagas, e os requisitos, estão no edital publicado hoje no Diário Oficial do Estado, publicado hoje. As inscrições serão feitas, até o dia 09 de março no site da Secretaria de Educação, www.educacao.pe.gov.br o resultado preliminar será divulgado no dia 20 de março.
foto publicada no blog da GRE-AM.
Texto publicado no Blog angelim.com

SECRETÁRIO AFIRMA, GOVERNO CUMPRE A LEI E PAGA O PISO


O secretário de Educação do estado, Anderson Gomes, afirmou em Garanhuns, que o governo vai cumprir a Lei do Piso Nacional, que prevê reajuste de 22,22% no salário-base dos professores retroativo a janeiro. Na última segunda-feira, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o novo valor, de R$ 1.451 para 40 horas semanais. Ontem, o núcleo de gestão do governo, formado por representantes da Vice-Governadoria, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado e secretarias de Planejamento e Fazenda, reuniu-se para tratar da questão. A forma como esse dinheiro será pago só deve ser divulgada amanhã.


“Vamos cumprir a lei e concordamos que precisamos melhorar os salários dos professores. Sabemos, porém, que o orçamento deste ano é mais apertado que o do ano passado. Por isso o núcleo de governo vai decidir como o governo vai proceder”, explicou Anderson Gomes, durante reunião com gestores das Escolas do Agreste Meridional, na GRE-Garanhuns.
Nesta reunião o Secretário, anunciou algumas ações e medidas, que irão dotar as escolas de equipamentos e softweres, que darão aos professores, condições para desempenharem melhor suas funções, tiarando proveito das novas tecnólogias da Informação. 
Texto publicado no Blog angelim.com

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO É DE R$ 1451,00

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.
Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.
Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.
Fonte: Agencia Brasil

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A OBMEP divulga seus premiados em 2011!

A divulgação dos premiados na OBMEP 2011 saiu esta semana. E como nossa Escola vem participando consecutivamente desse intento, como também vem focando melhorias no seu ensino-aprendizagem, conseguiu que três (03) de seus alunos alcançassem ou obtivessem menção honrosa, FABIANA MARIA DA SILVA e RAYSSA GABRIELLA SOARES DE OLIVEIRA, ambas do nível 1; e RUBENS NEVES E SILVA , nível 3.

Essa premiação nos deixa honrosos e felizes por percebermos que estamos conquistando caminhos, caminhos que visam a boa qualidade de ensino.

Obrigado, queridos alunos, pelos esforços e dedicação, já que perceberam que em educação não se gasta nem há despesas, mas investimentos. E um parabéns também especial aos professores que colaboraram para alcançar este resultado.  Parabéns também a todos os alunos que participaram da OBMEP 2011.


Veja lista na íntegra:



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DICAS SOBRE PLANOS DE AULA

Reprodução

História do Brasil

Capitanias hereditárias

Luciane Cristina Miranda de Jesus*

Ponto de partida

Objetivos

1) Conceituar as palavras ou expressões "capitanias hereditárias", "capitães", "donatários", "sesmarias" e "légua" (como unidade de medida), utilizadas no período histórico ao qual o texto se refere.

2) Compreender o que foi o sistema de capitanias hereditárias no início do período colonial brasileiro;

3) Refletir sobre a má distribuição das terras no Brasil, de maneira a estabelecer um diálogo entre passado e presente, fornecendo aos alunos, dessa forma, pistas para a compreensão do nosso próprio tempo.

Estratégias

1) Pergunte aos alunos se o Brasil foi colonizado assim que Cabral chegou aqui ou se demorou algumas décadas. A partir dessa pergunta, você saberá como anda o conhecimento prévio dos alunos.

2) É bom traçar uma linha do tempo referente ao período que se pretende estudar, facilitando assim a apreensão dos conteúdos e dos conceitos que serão desenvolvidos.

3) Escreva na lousa os novos conceitos históricos: capitanias hereditárias, capitães, donatários, sesmarias, etc.

4) Lembre-se de contextualizar a experiência portuguesa na ilhas do Atlântico, como Açores e Madeira.

5) Leve para a sala de aula o mapa do Brasil dividido em capitanias hereditárias e faça um exercício com os alunos, perguntando qual o nome do Estado brasileiro em que eles vivem atualmente, de maneira que encontrem no mapa a capitania correspondente.

6) Explique aos alunos as dificuldades encontradas pelos portugueses na tentativa de administrar as capitanias, sendo a principal delas a demarcação das terras. Lembre também que a distribuição geográfica das tribos indígenas foi ignorada, o que provocou conflitos entre portugueses e nativos.

7) Pergunte aos alunos se esse tipo de administração teria ou não alcançado sucesso. Explique a eles que, das 14 capitanias, apenas duas deram certo: a de Pernambuco e a de São Vicente.

8) A divisão das terras brasileiras em 14 capitanias influenciaria a organização da estrutura fundiária atual do Brasil. Discuta com a classe sobre a centralização das terras rurais brasileiras nas mãos de poucos proprietários e sobre o crescimento dos movimentos sociais que lutam pela reforma agrária.

9) O texto proposto para leitura também permite o estudo de temas transversais, sugeridos pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), como, por exemplo, as questões ambientais: a exploração de pau-brasil data do período das capitanias hereditárias - e tornou-se tão abusiva que, em 1560, Portugal criou uma lei estabelecendo a pena de morte para todos os que derrubassem as árvores sem autorização.
FONTE: UOL Educação
*Luciane Cristina Miranda de Jesus é formada em história pela Universidade de São Paulo e professora dessa disciplina na rede particular de ensino do Estado de São Paulo.