sábado, 8 de outubro de 2011

A Identidade Indígena e o Imaginário Social

 A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 /2011 da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania, através da Gerência de Normatização do Ensino, orienta procedimentos quanto à inclusão no Currículo Oficial das escolas integrantes do Sistema Estadual de Ensino da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, considerando o disposto na Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 incluindo os artigos 26A e 79B, no Parecer CNE/CP Nº 003/2004, de 10 de março de 004 e na Resolução Nº 01, de 17 de junho de 2004.

Respeitando, portanto, o que estabelece a Instrução e visando a inclusão do estudante nessa diversidade, que é parte da vida dele, a Professora Neide Maria de Lima da Escola Azarias Salgado, na disciplina de História, bem como, interdisplinarmente, nas disciplinas de Arte, Língua portuguesa e Geografia, trabalhou o Projeto - A Identidade Indígena e o ImaginárioSocial. O público alvo foi a 2ª série B do Ensino Médio.
Turma em Viagem à Águas Belas
Estudantes do Ensino Médio
Aldeia onde acontece o Ouricuri
Diante de todas as atividades propostas no projeto, uma se deu através da visita à tribo Fulni-ô, localizada no município de Águas Belas, estado de Pernambuco, onde vivem, aproximadamente, 6.000 índios, numa área de 11.500 hectares. Vestem-se como brancos e convive com brancos, mas não perderam sua identidade, pois são os únicos índios nordestinos que mantêm viva a sua língua nativa, a Yaathe (ou Yathê).

O objetivo do Projeto foi conhecer a cultura da comunidade Fulni-ô na cidade de Águas Belas, buscando identificar aspectos sociais, políticos e econômicos que se relacionassem com o imaginário social e com as representações nos livros didáticos, já que, na maioria das vezes, o estudo só fica no plano imaginário.
Turma - 2ª série B - Ensino Médio
Cacique
Depois da visita à tribo, os estudantes apresentaram, expuseram, em sala de aula, os resultados observados e constados através de relatórios, slides, fotos, mediante o conhecimento adquirido durante o processo de pesquisa. A atividade foi realizada na II unidade deste ano.





Professor Edvaldo, Cacique e a professora Neide
Índios e os professores Neide e Edvaldo






Nenhum comentário:

Postar um comentário