A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 /2011 da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania, através da Gerência de Normatização do Ensino, orienta procedimentos quanto à inclusão no Currículo Oficial das escolas integrantes do Sistema Estadual de Ensino da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, considerando o disposto na Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 incluindo os artigos 26A e 79B, no Parecer CNE/CP Nº 003/2004, de 10 de março de 004 e na Resolução Nº 01, de 17 de junho de 2004.
Respeitando, portanto, o que estabelece a Instrução e visando a inclusão do estudante nessa diversidade, que é parte da vida dele, a Professora Neide Maria de Lima da Escola Azarias Salgado, na disciplina de História, bem como, interdisplinarmente, nas disciplinas de Arte, Língua portuguesa e Geografia, trabalhou o Projeto - A Identidade Indígena e o ImaginárioSocial. O público alvo foi a 2ª série B do Ensino Médio.
Aldeia onde acontece o Ouricuri |
O objetivo do Projeto foi conhecer a cultura da comunidade Fulni-ô na cidade de Águas Belas, buscando identificar aspectos sociais, políticos e econômicos que se relacionassem com o imaginário social e com as representações nos livros didáticos, já que, na maioria das vezes, o estudo só fica no plano imaginário.
Turma - 2ª série B - Ensino Médio |
Cacique |
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