sábado, 23 de julho de 2011

DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM COM  PROJETOS ESCOLARES

O ano de 2011 nos traz grandes inovações na área ensino-aprendizagem. Desta forma, buscar-se-á aproveitar esse dinamismo pedagógico que nos acompanha. A Escola Azarias Salgado e professores adjuntos e colaboradores, iniciaram trabalhos (estudos) sobre alguns feitos relacionados à práxis pedagógica, com a disciplina Biologia, iniciando os trabalhos com os projetos Em busca de seres vivos além do campo de visão e Minicurso em Introdução a Citologia, Genética e Bioquímica. Projeto estes que tiveram como objetivo geral promover o desenvolvimento da aprendizagem no contexto da pesquisa e prática da ciência, evidenciando a participação e a formação dos alunos, respaldados pelos princípios e fundamentos da educação elencados nos parâmetros de Ciências Naturais.
Todo material didático desses trabalhos foram organizado com a finalidade de assegurar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem, por isso buscou aplicar a eficácia e a eficiência, fazendo nos sentir no exercício de uma ação-reflexão-ação.
A vida, contudo, nos proporciona desafios para enfrentarmos e vencermos os obstáculos e, assim, conquistarmos o sucesso.
Para tanto, por maior que seja os desafios não desista de seus objetivos.
Desejamos muita compreensão, persistência e realização na continuidade dos seus estudos e no desenvolvimento da prática de nossos projetos!





Projeto realizado, no I semestre, pelo professor de Biologia Osmar Soares, nas turmas (4º e 5º anos)  do Programa Alfabetizar com Sucesso do Ensino fundamental (anos iniciais). A ideia surgiu a partir de curiosidades dos alunos, já que esse estudo já tinha sido iniciado por professoras das turmas,  junto a atitude voluntária do professor .



PROJETO


Componente Curricular : Ciências



EM BUSCA DE SERES VIVOS ALÉM DO CAMPO DE VISÃO



 
RESUMO
  
Objetivou-se pretender com este projeto que os alunos sejam capazes de entender esses seres melhores – de maneira direta e indireta – e de avaliar os benefícios e os prejuízos que as bactérias podem trazer, assim como a forma de transmissão de algumas doenças (bacterianas ou não). Ademais, espera-se também que os alunos sejam capazes de entender algumas relações das bactérias com o meio ambiente. 

Admitiu-se a busca direta dos alunos dos anos iniciais (Programa Alfabetizar com Sucesso), do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Azarias Salgado, utilizando dinâmicas de atividades, como: ampliação do assunto sobre microrganismo e sua relação com o ambiente, coleta de microrganismo, análise e debate do material coletado. Finalizando, uma avaliação das atividades realizadas de modo participativo e dinâmico. Por outro a socialização do projeto com o meio em que os alunos vivem fez sentir no exercício de uma ação-reflexão-ação.


OSMAR SOARES DA SILVA 
Biólogo/Professor
CRBio 77.792/05-P
Acesse o meu Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4494348105027663





ANEXOS
5º ANO A
Professora: Maria Lúcia Maciel

 
 
 
 



4º ANO
Professora Hilda Serafim


 
 
 




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Projeto também realizado pelo professor Osmar Soares na turma da 3ª série B, turno noite, do Ensino Médio. Todo material utilizado na prática do trabalho (fotos em anexo) foi viabilizado pela Gestão da Escola, na pessoa de João Marcos (gestor). A receptividade e participação dos alunos foram excelentes. 
Nessas atividades a Escola não dispõe, no momento, de laboratório, mesmo assim, se adequa um espaço com o que é necessário para o estudo, dando aos estudantes a segunça  de um trabalho com qualidade e a garantia do ensino-aprendizagem.


 PROJETO


Componente Curricular : Biologia







MINICURSOS EM INTRODUÇÃO À CITOLOGIA, GENÉTICA E BIOQUÍMICA




RESUMO


Este projeto de intervenção objetivou-se motivar o alunado do ensino médio para compreensão da Genética, Citologia e Bioquímica e debater sobre dilemas éticos da manipulação genética. Admitiu-se a busca direta dos alunos dos terceiros anos do ensino médio, da Escola Estadual Azarias Salgado, utilizando dinâmicas de atividades, como: identificação do sistema ABO e fator Rh, corte histológico vegetal e células humanas, extração do DNA vegetal e identificação da ptialina ou amilase salivar. Por conseguinte, uma avaliação das atividades realizadas de modo participativo e dinâmico. Por outro a socialização do projeto com o meio em que os alunos vivem fez sentir no exercício de uma ação-reflexão-ação.


OSMAR SOARES DA SILVA 
Biólogo/Professor
CRBio 77.792/05-P
Acesse o meu Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4494348105027663




ANEXOS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





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