domingo, 7 de agosto de 2011

BULLYING – É POSSÍVEL COMBATER

Bullying foi e é uma prática, um fenômeno muito presente no cotidiano de nossas escolas, famílias e sociedade. O bullying se caracteriza por práticas discriminatórias frequentes de agressões físicas e/ou morais. Esta última talvez seja a mais prejudicial à vida do ser humano em sociedade, porque afeta o emocional de quem sofre o ato.
Não é tarefa fácil combater o bullying, já que muitos comportamentos dos nossos estudantes advêm do lar e/ou de um meio social em que vive, que talvez a escola não comungue; mas quando chega lá, há sempre uma continuidade dessas práticas. A escola, nesse momento, precisa posicionar-se, o que não pode é ficar de braços encruzados, vendo ‘a banda passar’, aplicando políticas educacionais de intervenção, mobilizando toda a comunidade escolar e sociedade em que o agressor, vítima e plateias estão inseridos.
Temos visto ultimamente aberrações, situações desumanas advindas de atitudes de bullying. Não queremos isso para nossas escolas nem para nossa sociedade.
Por isso que, a partir de um desejo de todos os educadores e alunos da Escola Azarias Salgado, bem como do professor Alexandre Matos, que idealizou o tema do Projeto Interdisciplinar “Bullying: Violência na escola é violência na sociedade”, desenvolvemos algumas atividades que foram muito bem receptíveis e apreendidas pelas turmas trabalhadas. A proposta ainda está em execução.  
Não devemos deixar também de ressaltar que a atitude voluntária do educador diante de alguma prática de estudantes que deixe perceptível que é bullying e/ou violência é muito importante para a conscientização dos educandos, seja na hora do recreio, intervalos, no momento de aula, na hora da entrada e saída da escola. 
Veja o Projeto na íntegra no link Bullying: Violência na escola é violência na sociedade”.
Para uma das atividades desenvolvidas no I semestre (2011), o Grêmio Estudantil da Escola convidou a Juíza de Direito da Comarca de Angelim, a Dra Zélia Maria Pereira de Melo para falar sobre a temática e suas implicações, nos turnos tarde e noite. Não foram todas as turmas assistidas, mas aquelas que mais necessitavam no momento, porque o auditório não tinha espaço suficiente para comportar todos os estudantes da Escola. 

Em 04/05/2011 - Dra Zélia Maria - à tarde
Estudantes do turno da tarde









Estudantes do turno da noite
Professores, Dra Zélia e Grêmio Estudantil









Professores, Dra Zélia e Grêmio Estudantil
Em 04/05/2011 - Dra Zélia Maria - à noite












Vídeo trabalhado









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