sábado, 18 de agosto de 2012

A ESCOLA AZARIAS SALGADO PROMOVEU UM GRANDE ENCONTRO COM A COMUNIDADE : O SEU PLANTÃO PEDAGÓGICO

A Escola Azarias Salgado, vivenciou um grande momento com a sua Comunidade, a Escola promoveu o seu 2º Encontro Pedagógico 2012, onde  pais e mães receberam os boletins Escolares, tomaram o café da manhâ com os Professores e Gestores, além de conversarem sobre o andamento da aprendizagem de sues filhos.
O comparecimento de pais e mães foi o grande diferencial desse encontro, pois em algumas das turmas chegou-se a 100 %. 
A Escola agradece a todos pelo sucesso e está sempre de portas abertas para receber aos pais e mães de seus alunos. (vejam fotos do evento).























"ESCOLA E COMUNIDADE JUNTOS FARÃO A DIFERENÇA".

NO DIA DO ESTUDANTE, OS PROFESSORES VIRARAM ALUNOS E A FESTA FOI TOTAL


No dia do estudante, a Escola Azarias Salgado comemorou, juntos, alunos e professores em uma grande aula / show, onde os professores viraram os alunos em uma sala de aula improvisada e os alunos foram espectadores, e riram muito, pois se identificaram em muitos dos alunos/professores.
Enfim foi um dia diferente para todos, parabens para os alunos em seu dia e aos professores que protagonizaram muito bem o papel de alunos. (vejam fotos do evento)






MEC PLANEJA MUDAR CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO


Enem pode ser base do ensino médioO Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo do ensino médio, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. O motivo da mudança seria por conta dos resultados insuficientes, divulgados nesta semana, das escolas na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A inspiração da modernização deverá vir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.
Discussões
O debate sobre tal questão não é pontual. Em 2011, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.
De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando as diferentes disciplinas em grandes áreas. “O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento em vez do fracionamento que ocorre hoje”, explica.
O ministro Aloizio Mercadante, na próxima semana, se reunirá com os secretários de Educação com o objetivo de discutir os caminhos para articular a mudança. Segundo Callegari, a próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem um programa que distribui os livros para todas as escolas e a próxima remessa será para o ano letivo de 2015 – as obras são renovadas a cada três anos.
Tempo integral
Para que a escola possa abranger essa formação diversificada – que inclua a aprendizagem dos componentes curriculares, a articulação com o mundo do trabalho e a formação cidadã –, Callegari defende que é indispensável a ampliação do número de horas que o estudante permanece na escola, caminhando para o modelo de tempo integral.
“Temos consciência de que os conteúdos e as habilidades que os estudantes precisam desenvolver não cabem mais em um formato estreito de três ou quatro horas de aula por dia. É assim [com ensino em tempo integral] que os países com um bom nível de qualidade do ensino fazem”, diz.
 
Fonte : Agência Brasil

terça-feira, 24 de julho de 2012

UNIVERSIDADES OFERECEM CURSOS ONLINE GRATUITOS

Grandes universidades, como Princeton e Stanford, oferecem 27 cursos online durante o segundo semestre sem cobrar nada por isso. A proposta da empresa Coursera, criada em abril deste ano, já reúne disciplinas oferecidas por 17 instituições universitárias.
Dentre as disciplinas oferecidas durante o segundo semestre, há cursos de diferentes áreas, como ciências da computação, economia, história, literatura e biologia. Os cursos são dados em inglês.
Na Universidade de Stanford, o aluno pode cursar, por exemplo, Introdução ao Pensamento Matemático durante sete semanas. A Universidade de Princeton oferece, entre outros, os cursos Algoritmo, com seis semanas de duração, e História do Mundo desde 1300, com 12 semanas de duração.
A Universidade da Pensilvânia oferece o curso Poesia Americana Moderna e Contemporânea. Pense Novamente: Como Raciocinar e Argumentar é o nome de uma disciplina oferecida pela Universidade de Duke a partir de novembro.
Já a Universidade de Michigan oferece o curso de Segurança da Democracia Digital. Na ementa, a disciplina mostrará “o que um cidadão precisa saber sobre os riscos de segurança da votação eletrônica e pela internet”.
Além de aulas em vídeo, os cursos dispõem de espaço de interação com testes, material de leitura e fórum de discussão. Os alunos que assistirem a todas as aulas e participarem das atividades podem receber um certificado da instituição, que é, eventualmente, cobrado.
Para se inscrever, basta que o interessado crie um usuário com seu nome, e-mail e senha.

Plataformas

Na última terça-feira (17), a empresa americana Coursera informou a adesão de mais doze instituições a seu projeto, ultrapassando, assim, a marca dos cem cursos oferecidos. Além de instituições norte-americanas, há universidades francesas, canadenses e escocesas na empreitada.
Há outras iniciativas de oferecimento de cursos gratuitos online por universidades de renome. O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) deve iniciar sua plataforma MITx em dezembro. No entanto, as universidades ainda não sabem como farão para custear os gastos com essas novas plataformas.

PROGEPE/PROTEPE É LANÇADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


A Secretaria de Educação, através da Secretaria Executiva de Gestão da Rede (Sege), lançou no Colegiado Itinerante da Sege, realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias, em Surubim, o Programa de Formação Continuada de Gestores e Técnicos Escolares de Pernambuco - Progepe/Protepe. A iniciativa, desenhada pela Secretaria Executiva de Gestão da Rede, é fruto de um convênio da SE com a Universidade de Pernambuco e terá as aulas do curso de aperfeiçoamento iniciadas no dia 28 deste mês.
Na ocasião estiveram presentes os docentes escolhidos pela UPE para coordenar os 17 pólos que serão distribuídos pelo Estado para realização das aulas. Além deles, também compareceram ao lançamento as coordenadoras do Progepe/Protepe pela UPE e pela SE, Ana Cláudia Dantas e Carla Cavalcanti, respectivamente, os 17 gestores de Gerências Regionais de Ensino (GRES) e a secretária executiva de Gestão da Rede, Margareth Zaponi.
O curso de aperfeiçoamento, uma das etapas do Progepe/Protepe, terá 12 módulos, um ambiente virtual de colaboração e um plano de gestão para ser desenvolvido pelos alunos. Vale salientar que foram realizadas 6.144 inscrições para o Progepe e 1.121 para o Protepe. "Nós estamos muito satisfeitos com esses números e temos certeza que vamos conseguir formar bons gestores para as escolas e profissionais aptos para o gerenciamento de situações no ambiente de ensino. Em termos de formação para diretores, essa ação é pioneira, além de ser uma grande iniciativa no que diz respeito a valorização do docente", explica Margareth.
O objetivo principal do curso é levantar a discussão sobre as políticas públicas mais viáveis para a educação e qualificar o gestor e  técnico educacional no gerenciamento da escola. Mas acima de tudo, é um processo de seleção para diretores, um passo importante para o Estado, que propõem a união da qualificação com a democracia. "É preciso que o docente tenha a consciência que ele tem o poder de intervir, interferir e mudar a realidade. É necessário ter essa motivação", argumenta ainda a secretária executiva de Gestão da Rede.
Ana Cláudia Dantas, aproveita o encontro com os responsáveis pelas GRES para solicitar a parceria. "Queremos contar com vocês para que possamos desenvolver da melhor maneira o curso. É essencial essa troca. A UPE tem o intuito de ajudar o Governo que está disponibilizando esse presente para os profissionais da Educação. É um investimento muito importante, visto a dificuldade de se conseguir um mestrado hoje em dia. Estamos felizes em fazer parte dessa conquista", diz.
As demais etapas do programa podem ser consultadas através deste link.
Fonte: Site da Secretaria de Educação de Pernambuco

sexta-feira, 13 de julho de 2012

ESCOLA AZARIAS SALGADO ATINGIU AS METAS E É 100 %

A Escola Azarias conseguiu mais uma vez atingir as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação Estadual.  Atingiu, portanto, índice de 257 % de metas do IDPE ( índice que mede a qualidade do ensino das escolas da rede Estadual). Nós que fazemos esta casa  a mais de 50 anos, trabalhando para engrandecer esta cidade e seu povo, diante desse fato tão importantante na vida da nossa comunidade, parabeniza nossos alunos, ex-alunos, professores, demais funcionários e os pais que nos têm prestigiado e confiado a educação de seus filhos. Obrigado a todos pelos 100 %.