sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DICAS DE PORTUGUÊS!

Médico opera, paciente é operado

Por Thaís Nicoleti

ROGÉRO deve voltar, e CAMILA pode operar

O verbo “operar” tem diversos significados – exercer ação, agir, trabalhar, atuar, provocar reação (“a fé opera milagres”) etc. –, mas é no sentido de submeter alguém ou submeter-se a uma operação cirúrgica que costuma oferecer dúvida.
No dia a dia, é comum ouvirmos alguém dizer que “uma pessoa operou” quando, na verdade, ela sofreu uma operação. Quem diz algo como “fulano operou o joelho” normalmente quer dizer que ele sofreu uma cirurgia, que teve o joelho operado. Ocorre que, rigorosamente, quem opera é o médico.
Se o sujeito da frase for o paciente, o verbo “operar” deverá ser flexionado na voz passiva: “fulano foi operado” ou “fulano operou-se”. Note-se que o pronome “se”, nesse caso, é uma partícula apassivadora, é o elemento que indica ser passivo o sujeito da frase.
Dizemos, portanto, que “fulano operou-se do apêndice”, por exemplo (ou “foi operado do apêndice”). Isso é o que recomenda a maioria dos autores que estudam a norma culta do português. Veja, abaixo, a sugestão de correção:

ROGÉRIO deve voltar e CAMILA pode ser operado


"Por hora" é diferente de "por ora"


“A Ford não irá renovar o EcoSport à toa. Em alta, o mercado de jipinhos urbanos ganhou novos concorrentes em pouco tempo.
Por hora, os principais rivais que a próxima geração do Ford encontrará pela frente são Citroën Aircross e Renault Duster, que marcaram a estreia das montadoras francesas nessa briga.”
“Por hora” é diferente de “por ora”. “Hora”, com h, é um intervalo de 60 minutos, enquanto “ora” equivale a “agora” ou “neste momento”. É a forma “ora” que integra a expressão “por ora”, equivalente a “por enquanto”.
Pode-se dizer, por exemplo, que um empregado recebe certa quantia por hora de trabalho. Nesse caso, estamos fazendo referência ao intervalo de 60 minutos. Isso é muito diferente de dizer, por exemplo, que, por ora, nada foi definido.
Veja alguns usos da palavra “ora”:
1. Os alunos que ora estão aqui devem preencher o formulário.
Nessa construção, “ora” é advérbio e significa “agora, neste momento”.
2. Ora é gentil, ora é rude. Seu comportamento varia muito.
No período acima, “ora” tem valor de conjunção. Trata-se do par correlativo ora... ora, que indica alternância.
Como interjeição, pode aparecer em frases do tipo
3. Ora, não me venha com essa!
Abaixo, a correção do fragmento que encabeça este texto:
A Ford não irá renovar o EcoSport à toa. Em alta, o mercado de jipinhos urbanos ganhou novos concorrentes em pouco tempo.
Por ora, os principais rivais que a próxima geração do Ford encontrará pela frente são Citroën Aircross e Renault Duster, que marcaram a estreia das montadoras francesas nessa briga.
 Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário